Mãe do Pietro, fotógrafa, estudante de Jornalismo e moradora do Complexo do Alemão: Josiane tem 31 anos e entende que a favela em que nasceu é a principal inspiração para seu processo criativo, refletindo sua vivência, memórias e afetos. Acredita no potencial das favelas e através da fotografia e do vídeo, busca desconstruir estereótipos e gerar transformação social. Determinada e perseverante, seu maior sonho é viajar o mundo, documentando diferentes povos e culturas.

POTÊNCIAS DAS FAVELAS

VÍDEOS

DO COMPLEXO DA PENHA PARA O MUNDO

POR JOSIANE SANTANA

Vinícius Rodrigues
Aos 23 anos de idade, Vinícius é bailarino das Cia. Suave e Cia. de Dança Passinho Carioca e diretor da companhia de dança AfroBlack. Em 2019, apresenta um novo trabalho com a Cia. Espetáculo Cria, por 18 cidades do Brasil, Europa e Ásia.

Edição: BRENO FORTES E CLAUDIO PORTUGAL
Trilha: PEDRO PIU

ATAQUE POÉTICO

POR JOSIANE SANTANA

Mc Martina
Poeta, Rapper e Produtora, Mc Martina é idealizadora do Slam Laje, a primeira batalha de poesia que acontece mensalmente, de forma itinerante, em cada comunidade do Conjunto de Favelas do Alemão. É também uma das fundadoras dos Poetas Favelados, coletivo que declama poesias marginais em transportes e espaços públicos pelo Rio.

Edição: BRENO FORTES E CLAUDIO PORTUGAL
Trilha: RAMO-1

GALERIA DE FOTOS

VÍDEO PERFIL